Modelo Netflix de assinatura é aplicado aos livros digitais

Modelo Netflix de assinatura é aplicado aos livros digitais

Disney-LifeO modelo de negócios do Netflix deu tão certo que estão surgindo empreendimentos similares no mercado editorial.

Recentemente, a Disney anunciou seu “Netflix”, o DisneyLife, que será lançado em novembro no Reino Unido, com uma assinatura que custa 9.99 libras. Em 2016, o serviço alcançará França, Espanha, Itália e Alemanha.

O usuário contará com centenas de ebooks e filmes também, incluindo o catálogo completo da Pixar e clássicos da Disney. Ficam de fora os filmes ou episódios de televisão produzidos pela Marvel e os títulos de Star Wars da Lucasfilm, que também são de propriedade da Disney.

O DisneyLife foi apresentado inicialmente como um serviço móvel para dispositivos iOS e Android, mas também permitirá o download de alguns filmes ou livros para serem acessados off-line.

Outros serviços similares

O Epic!, serviço de assinatura de ebooks para crianças de até 12 anos, já existe há quase dois anos e alcançou mais de 10 milhões de livros lidos. Mais de 100 mil títulos são lidos na plataforma cada dia, e mais de 2 milhões foram lidos no mês passado.

EpicA empresa americana – que trabalha com mais de 100 editoras, incluindo a American-HarperCollins, Macmillan e National Geographic – acaba de adicionar ao seu catálogo mais de 500 ebooks em espanhol e mil novos audiobooks.

A assinatura custa 4,99 dólares por mês, e a maioria dos ebooks está disponível na versão classroom – ou seja, podem ser acessados gratuitamente em sala de aula.

A plataforma inclui um mecanismo de recomendação e se torna adaptada ao gosto de cada criança. Também possui opções para classificação de ebooks e um registro de quantas vezes a criança lê cada livro.

Os fundadores Suren Markosian e Kevin Donahue pretendem compartilhar esses e outros dados com editoras e com o público em geral. O objetivo é que o mercado entenda melhor os hábitos de leitura das crianças, que começam a ter contato com a tecnologia digital cada vez mais cedo.

PS: Vou pesquisar serviços similares no Brasil. Conheço o Nuvem de Livros, que reúne livros, audiolivros, vídeos, teleaulas e conteúdos educativos. O assinante paga 3,99 reais por semana ou 9,90 reais por mês para acessar os títulos pelo computador, smartphone ou tablet com sistema operacional Android ou IOs.

Fontes:

 

[Artigos] [Livros] [Ebooks]

Postado em 23/10/2015