Como gerar vendas oferecendo um ebook ao seu cliente

Como gerar vendas oferecendo um ebook ao seu cliente

Esta semana li um ebook sobre Google Adwords elaborado pela agência Rock Content. Material bem escrito e bem diagramado. No final, eles convidam o leitor a enviar sua estratégia de marketing digital para que façam uma avaliação gratuita, e se apresentam como especialistas em estratégia de conteúdo.

Em 2012, fiz um trabalho parecido para a editora Digisa. Eles me encomendaram um white paper sobre design de conteúdo. Em uma reunião, explicaram-me como entendiam o conceito e que gostariam de se apropriar dele. Meu artigo, portanto, deveria ajudá-los com isso. Utilizei diversos livros acadêmicos para sustentar a ideia e passar credibilidade, e eles publicaram o material no site da editora.

Produtos como esse agora estão sendo chamados de “ebooks”, o que abre mais uma área de atuação para redatores e pesquisadores no mundo dos negócios.

Um ebook desse tipo nada mais é do que uma forma atraente de passar informação aprofundada sobre um serviço que uma empresa oferece. O tom deve ser educativo, leve a até mesmo divertido, se a marca tiver esse estilo.

Além disso, deve antecipar questões que os clientes/prospects poderão ter, de forma educativa, e nunca empurrar um produto ou serviço. Naturalmente, eles buscarão a empresa, pois a reconhecerá como especialista no assunto.

O que se defende é que é possível construir credibilidade, convencer uma pessoa a entrar em contato com a empresa (gerar leads) e até fechar vendas quando se oferece a ela algo gratuito (no caso, informação).

A ideia é simples: as relações são movidas por credibilidade, e os empreendimentos são movidos por relações. Ou seja, uma empresa (ou um empreendedor) gera vendas quando constrói relações de confiança com seus clientes.

O exemplo que ilustra este post é da coach Vivian Baumann. Estou de olho nesses ebooks e em breve falarei novamente sobre o assunto.

Roberta da Purificação

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Postado em 29/10/2015